Viva Isso

Viva Isso
Pro parkour Against Competition.

sábado, 24 de março de 2012

Kinésis Morreu.

Kínesis:
Movimento; ação de mover ou de mover-se; mudança; agitação da alma; movimento da dança; movimentos da alma. O verbo kinéo significa mover, agitar, revolver, pôr em movimento, deslocar, mudar de lugar, perturbar, empurrar, excitar, estimular, mudar, modificar, alterar.
*A palavra em grego, indica toda modalidade de alteração ou de mudança: mudança de qualidade, de quantidade, de lugar, de tempo, de ânimo; é o devir como nascimento, desenvolvimento e perecimento de um ser e todas as mudanças sofridas por ele ou causadas por ele
*A locomoção é um tipo de kínesis, mas não é todo o movimento. Envelhecer, rejuvenescer, amarelecer, diminuir, aumentar, alegrar-se, entristecer-se etc., são kínesis (movimentos).
(Extraído do livro da Marilena Chaui "Introdução à história da filosofia")

---

*O Começo.

2007~2008 eu tava fazendo um trabalho de faculdade (pedagogia) de uma amiga e li algo sobre 'Kinehsis". Era algo sobre "mudança; Movimento" e com mais detalhes, mas me fixei nisso: "MUDANÇA". Na época eu precisava disso e me apropriei da palavra. Esse foi o inicio de meu alter ego. Uma procura por mudança e movimento. Muito antes de conhecer o Parkour intimamente, e ele se casou perfeitamente. "Kinesis" foi o nome que me deixou "conhecido", mas eu nunca me acostumei com ele ao ponto de me chamarem e eu reagir com estranheza. Eu criei um perfil e me coloquei nele. Um "Fake ao vivo" que me tomou a vida ao ponto de eu virar o Kinesis e esquecer o Thiago. Nem tudo são reclamações. Por conta disso eu cresci mais rápido, precisava mostrar uma postura que eu, EU não tinha. ser outro por que o 'Thiago' nunca aguentaria passar por aquilo, mas Kinésis SIM (Algo com Clube da Luta.. pegou né?).


*O surto.


Então, dia 11/03/2012 eu tive um curto mental, desabei em lagrimas e descarreguei um peso que nem eu sabia que carregava (e ele ainda pesa...), chegando a conclusão que: "Nem Kinésis aguentou"! Muita coisa agregada. De família a emprego, de namoro a saúde, uma perda notável o distanciamento dos amigos e os amigos se distanciando. cada pouco foi se tornando um algo que se tornou um muito, a ponto de eu não aguentar carregar. Foi o fim PRA MIM dessa FARSA pessoal. Trincou a imagem lisa e brilhante do tracer, namorado, amigo, filho... é a hora de eu mostrar atitude e crescer. Quem leu ate aqui (se é que alguem leu) já se encheu de frases - feitas - pra me colocar "nos eixos" e bla bla bla, mas não é algo tipo: "Nunca mais serei o mesmo!", é apenas um texto contando a historia desse nome (MODA) e desnecessário, mas aceitarei as dicas...


*Saúde.



Outubro de 2011, me descobri DOENTE. Em setembro após uma viagem de 20 dias (com itinerário: Bahia casa da vó->Bahia 5EBPK-> São Paulo Virada esportiva retornei ao lar) 10 kg mais magro e com 500 mg/dL a mais de açúcar no meu sangue. A principio, a cabeça sem poder raciocinar direito, não conseguindo absorver bem a noticia, e conviver com reorganização DE VIDA. Hoje, já posso entender que (já que ninguém me disse ainda qual é o problema DE FATO comigo) agregando vários fatores, minha saúde foi a vitima. Fortes emoções em curtíssimos espaços de tempo, uma alimentação não lá muito saudável, e a falta de regularidade nela e a falta de um cuidado constante como exames e procedimentos me levaram ao ponto que estou. Lembro bem hoje que já na ida a Bahia eu estava com sedes anormais e idas ao banheiro constantes e alguns acontecimentos em São Paulo bem engraçados ate... Pensei ser da viagem. E sem ligar, fui deixando rolar. Hoje o diabetes me enfraquece muito nada que me mate, mas algo que ajuda a me deixar em sensação de quase morte. Sei que exagero, tem pessoas com um quadro pior que o meu e que servem de exemplos para mim. 
Nesse momento alimentação REGRADA e de três em três horas, 4 remédios por dia e fragilidade do meu corpo me tiraram muito da felicidade, mas não o sorriso. O Guerreiro ta ferido, mas não morto.


*A morte.


A morte de um amigo (A.J.) me deixou SENSÍVEL demais, foi a gota d'água, e eu me abalei cada vez mais. Matei kinésis assim como o criei, sem cerimonia, sem estardalhaço, mas não deixarei de seguir a ideologia dele (sim dele) de que mudança e movimento fazem parte da vida. Hoje ligando os pontos de coisas marcantes na minha vida, desde a minha infância/pré-adolescência que eu ODIAVA me adaptar e mudar entrando na adolescência que eu era mais parado que uma pedra (em ideias e ideais). Hoje me vejo bem maduro, embora imaturo, e mais cabeça. Foi aos 17~18 que me esforcei pra MUDAR minha cabeça, e foi por aí que o KINÉSIS foi aparecendo. E é 7anos depois que ele vai saindo (ou dando espaço pro Veiga... ou sei lá).

*Legado?


Eu quero tirar KINÉSIS de cena, uma alternativa pra ajudar na minha sanidade e para amenizar um problema da cena local de PK. Se acham que o digníssimo sr. Kinésis se julga uma imagem, um herói, um 'seiláoque'. Não era, e não tinha vontade nenhuma de ser. Se ele foi aclamado, é porque alguém o aclamou. Não é covardia, como muitos acharam, é SABER A HORA CERTA. Hoje eu não aguento meia hora constante de ficar EM PÉ PARADO, imagina 2 horas de treino. E o medo de me machucar? Acidentes acontecem mesmo com 100% de cuidados (e não me venham citar Belle com: "Ate em casa um avião pode cair na sua cabeça" que não cola.). Me afasto, me ausento, me permito pausar ou ate parar um algo que me fará falta mas que certamente me ajudará. Já passei por isso uma vez, 6 meses de pausa total, mas foi quando eu pude compreender mais o Parkour, minha vida e o parkour na minha vida. Pude parar pra entender o que tava fazendo e não só sair por aí ACONTECENDO. Espero que o que o legado que Kinesis tentou ensinar/passar tenha sido absorvido e me chateio por não ter tido o tempo de aprender mais e mais como sempre quis.


*FIM?



Ser e Durar.

---

Mensagem no face em um CHAT com JJ, JC e Nico:


"Depois da morte do AJ eu que sempre controlador dos meus sentimentos, resolvi deixar rolar. Pois bem, chorei e muito e nunca me senti tão pesado. Os dias se passaram e eu (tbm com problemas financeiros e sentimentais) me sentindo cada vez mais e mais pesado. Domingo passado, dia 11, eu simplesmente desbafei e chorei coisas que nem sabia que me incomodavam. Chorei de soluçar por quase 5 horas até que dormi por cansaço. To em uma espécie de quadro depressivo, e vou começar hj di 19 um acompanhamento psicológico. Parte dessas crises São vindas do parkour (algo agora PROIBIDO) e pelas cenas de grupos e/ou praticantes que a tempos me desmotivam com debate e discussões descabida e infantis. E também o diabetes e nas implicações no meu cotidiano com foco no lado FÍSICO que piora cada vez mais, mesmo seguindo as regras e leis da doença. Desculpa qualquer preocupação causada (...)"



3 comentários:

Salto de Informação. disse...

Bom cara, essa notícia realmente mexeu comigo, tive sorte de te conhecer ( ou conhecer o Kinésis ) antes desse acontecimento.Eu acho que está fazendo a coisa certa, está durando, e depois desse texto comecei a ver você de uma perspectiva um tanto quanto diferente(um diferente bom, não ruim).Desejo melhoras para você Thiago, e sucesso nessa sua luta.

Stewart Alenix disse...

Pow Cara Eu Poderia Dizer 1000000 de Palavras aqui que não sei se ajudaria e também nem sei como começar então vou resumir tudo,"cara valeu por me apresentar melhor o parkour e não só ele como as muitas pessoas que há dentro dele e a amizade que tenho com elas até hoje tive a sorte de conhecer muitas pessoas legais, então cara boa sorte pra você, melhoras e que essa fase ruim passe logo vlw e abraço.

ASS: Stewart Alenix

Raphael Araujo da Silva disse...

sabe qndo vc nao sabe o q falar...estou bem nesse momento agora!